Alpha Aurigae, Conhecida Como Capella
- haimkohen
- 14 de out. de 2014
- 2 min de leitura
Alpha Aurigae, também denominada Capella ou 13 Aurigae, é a estrela mais brilhante da constelação de Aurigae e a sexta mais brilhante do céu. Seu nome tem origem no latim onde Capella significa "cabra". Capella é uma gigante amarela com dimensões maiores que o Sol e espectro semelhante a este. Encontra-se a cerca de 42 anos-luz do Sol.
Na realidade, ela é um sistema de quatro estrelas divididas em dois pares distantes 42 anos-luz do sol. O par principal é formado por duas estrelas gigantes (Capella A e Capella B) afastadas por uma distância de cerca 120 milhões de quilômetros, enquanto que o outro par é constituído por duas anãs vermelhas de pouca intensidade (Capella C e Capella D) que ficam separadas do primeiro par por uma distância de 10.000 UA, isto é, 10.000 vezes a distância da Terra ao Sol.
Para se ter uma ideia das dimensões deste sistema, imaginem que Capella A e B são duas esferas medindo 30 e 22,5 cm de diâmetro (nesta analogia, o Sol teria cerca de 2,5 cm) distantes entre si cerca de 3 metros. As duas anãs seriam duas esferas de 2 cm, distantes 120 metros uma da outra e à cerca de 40 km do primeiro par.
Capella A e B giram em torno de si a cada 104 dias. A primeira tem uma temperatura de superfície de aproximadamente 4.900 K, diâmetro 12 vezes o do Sol, massa de aproximadamente 2,7 a massa do Sol e luminosidade medida em todos os comprimentos de onda de aproximadamente 79 vezes a do Sol. A segunda estrela tem temperatura de superfície de aproximadamente 5.700 K, diâmetro de 9 vezes o solar, massa de 2,6 vezes a massa do Sol e sua luminosidade, também medida em todo o espectro, é cerca de 78 vezes a do Sol.

Capella é uma das 6 estrelas mais visíveis no céu noturno, sendo facilmente identificável a olho nu entre as constelações de Touros e Gêmeos. Cálculos feitos por astrofísicos sugerem existir uma zona habitável ao redor deste sistema, isto é, uma região do espaço onde podem existir planetas capazes de suportar vida.








Comentários